A hora do banho pode ser um momento muito gostoso, com a água massageando a cabeça, o perfume do sabonete e a sensação boa de relaxamento ao sair do banheiro. Mas, infelizmente, nos deparamos com muitos idosos, a sua maioria mais frágeis ou portadores de Alzheimer ou outras demências, que relutam na hora do banho.
Os motivos da resistência em tomar banho podem ser muitos: vergonha, frustração pela perda da independência e privacidade, medo de cair ou até mesmo dor. Por isso, é muito importante endereçar essas possíveis causas com os profissionais de saúde que acompanham esse idoso. Mas, independentemente do motivo, sabemos que deixar o banheiro seguro e confortável pode ajudar muito a tornar o banho um momento agradável, tanto para o idoso quanto para seu cuidador, seja ele familiar ou profissional.
Então, nesse post, daremos ênfase em como melhorar o ambiente para tornar a hora do banho mais segura e agradável, principalmente para pessoas portadoras de Alzheimer ou outros transtornos neurocognitivos. Vamos lá?
Redução de Riscos
A primeira coisa que precisamos pensar é como reduzir barreiras, a fim de melhorar a segurança e preservar a independência pelo maior tempo possível. Pessoas com algum declínio cognitivo têm uma redução na percepção de risco, assim o banheiro se torna um local perigoso e confuso. O banheiro é um local de muitos riscos, como o risco de queimadura, escorregões e tropeços, então o ideal é adaptar esse ambiente ao máximo (não só a simples instalação de barra de apoio).
A fim de evitar queimaduras pela água quente, a instalação de controle de temperatura com termostato pode ser uma saída. Alguns modelos novos de chuveiro trazem visor digital para escolher de maneira precisa a temperatura da água. Mas, soluções simples como a definição de temperatura máxima de chuveiros elétricos ou mesmo de aquecedores a gás já reduzem muito o risco desse tipo de acidente.
Pessoas que vivem com demência também podem ficar mais sensíveis ao toque. Assim, a pressão da água também poderá ser controlada pelo fechamento do registro do banheiro. Mas, atenção, pois com uma menor vazão de água é preciso avaliar novamente como está a temperatura máxima do chuveiro.
Pensar no piso do banheiro também é muito importante. Piso antiderrapante e sem nenhum degrau já reduz bastante o risco de escorregar ou tropeçar. Outro fator é a cor e as padronagens, que podem causar confusão. Mudança na cor do piso do box com o resto do banheiro pode dar a sensação de mudança de nível e pisos com muitos detalhes podem dar a impressão de estarem sujos, o que pode fazer com o que o idoso se agache para limpar a sujeira. Então, se possível, instale um piso antiderrapante com cor lisa e não muito brilhante pelo banheiro inteiro. Caso isso não seja possível, é possível comprar fitas antiderrapantes para banheiro com a gente. São eficazes e muito fáceis de instalar e nós vendemos com frete grátis, não deixe de comprar a sua!
Além disso, e aqui os terapeutas ocupacionais podem instruir como realizar corretamente, deixar com que o idoso se ensaboe e faça sua higiene (mesmo que com supervisão) ajuda na manutenção de sua independência. Assim, deixe porta shampoo e sabonete sempre à mão. Se o idoso preferir sabonete em barra, uma ideia é deixar o sabonete dentro de um saquinho de crochê, de organza ou em uma meia calça com uma alça em seu braço, assim, mesmo que escape da sua mão, ele não cairá no chão.
Finalmente, barras de apoio continuam imprescindíveis. No caso para banheiros usados por pessoas com transtornos neurocognitivos, como a doença de Alzheimer, dar preferência na instalação de barras com contraste de cor com a parede (por exemplo, se a parede for branca, instale barras de apoio pretas). Não se esqueça de que a LAR.i vende kit barras personalizados e você ainda ganha uma consultoria! Se possível, também coloque um assento colorido na bacia sanitária, a fim de chamar a atenção para esse item dentro do banheiro. Ah, e um assento de banho com encosto de braços e costas também não pode faltar dentro do box.
Ambiente Agradável
Além de manter o banheiro seguro, deixá-lo agradável pode ajudar muito a acalmar o idoso e transformar o momento do banho em um momento gostoso e relaxante, reduzindo o stress tanto para o idoso como para seu cuidador.
Um ponto muito importante é prestar atenção para a temperatura do banheiro. Principalmente em dias de frio, deixar a temperatura amena dentro do banheiro pode ser um aliado incrível para evitar correria e desconforto. Soluções ideais para cidades muito frias é já ter uma estrutura de aquecimento de piso e paredes, que pode ser feito via sistema de calefação elétrico, com fibra de carbono ou água quente.
Mas também existem soluções seguras e portáteis, que não vão exigir uma reforma ou grandes investimentos. Aquecedores elétricos são ótimas opções, mas precisam ser bem pensados para não obstruir o caminho, não apresentarem risco de choque elétrico ou mesmo para não serem um ponto de possível queimadura.
A iluminação também é importante. Apesar de ser um item de segurança para o banho, coloquei a iluminação na parte de “ambiente agradável” para ressaltar como uma iluminação ambiental bem feita pode ajudar inclusive no bem estar do idoso. Além de forte o suficiente para a pessoa enxergar onde está, de onde veio e para onde vai, a iluminação tem que ser pensada para evitar ao máximo a projeção de sombras (sombras podem causar confusão e ansiedade). Além disso, tente usar uma iluminação branca se os banhos forem de manhã e uma iluminação mais amarelada para banhos mais no fim do dia, para auxiliar o despertar ou relaxamento, dependendo do horário. Se precisar de soluções de iluminação, a LAR.i tem uma gama de produtos para a atender as suas necessidades, não deixe de conferir e garantir as suas luzinhas!
Também sabemos que a música é um aliado maravilhoso em situações de stress. Então, que tal investir em uma caixinha de som portátil resistente à água. Ela não precisa ficar dentro do box, mas como o banheiro é um ambiente úmido, é necessário buscar por equipamentos que sejam projetados para suportar umidade sem apresentar riscos de choque.
Finalmente, a última dica é verificar se o espelho pode estar causando ansiedade no idoso portador de demência. Caso esse seja o caso, cubra o espelho com uma toalha ou, se ele for do tipo quadro, remova do banheiro.
O banho pode ser um momento de relaxamento e o banheiro pode ser um aliado para que isso se torne realidade. Vocês têm experiências positivas na hora do banho? Mais alguma dica de como deixar o ambiente agradável? E vocês já sabem, a LAR.i é especializada em deixar ambientes acessíveis, agradáveis e confortáveis para o idoso. Entre em contato e peça já seu orçamento!
Julia Trevisan
Msc em Engenharia
Ref. Bibliográficas:
Alzheimer Society Canada. Bathing. Disponível em: https://alzheimer.ca/en/help-support/im-caring-person-living-dementia/providing-day-day-care/personal-care/bathing; Acesso em 12 de julho de 2022.
DIJING, W. Alzheimer Daily Care Center Bathroom Design. 2018. 93 f. Tese de Conclusão de Curso – Escola de Design, Politecnico di Milano, Milão, 2018
Comments