Na nossa área de trabalho, ouvimos muito esse questionamento. Dificilmente idosos jovens, ativos e sem problemas de saúde conseguem perceber os benefícios de adequar minimamente seus banheiros para deixá-los mais seguros. Percebemos que muitas vezes essas pessoas acham que essa necessidade é só para os outros: seus pais ou tios. Infelizmente, as barras de apoio podem ser um símbolo de estar perdendo controle, de estar perdendo a sua própria independência. Será que é isso mesmo?
Em março deste ano (2021), pesquisadores de geriatria da universidade da Califórnia publicaram um artigo no prestigiado periódico científico da associação médica americana (JAMA) sobre esse tema. Eles apresentaram uma pesquisa robusta sobre pessoas 65+ com necessidade de ajuda ao tomar banho, usar a bacia sanitária e caminhar e que precisariam de adaptações bem simples no box (barras de apoio e banco de banho) e na bacia sanitária (barras de apoio e assento elevado). Os resultados foram bastante interessantes.
Essa pesquisa teve um total de 2.614 participantes com mais de 65 anos, com uma média de idade de 80 anos, sendo sua maioria (62%) mulheres. Foi uma amostragem bem representativa de 12 milhões de americanos que se beneficiariam em ter as adaptações simples de box e bacia sanitária, com barras, banco de banho e assento elevado. Dessas pessoas, 42% não tinham suas necessidades atendidas com esses equipamentos, o que representa 5 milhões de americanos!
Quando os pesquisadores olharam mais a fundo, perceberam que 49% das pessoas entre 65 e 74 anos precisariam de adaptações simples no banheiro e não tinham, ou seja, eram idosos jovens. Esse número era de 37% para pessoas entre 75 e 84 anos e 29% para mais s que 85 anos. Isso pode ser um indicativo que confirma a nossa percepção de que idosos mais jovens têm uma maior resistência em adequar seus banheiros, ao contrário dos idosos mais velhos.
Outro resultado bastante interessante é que a maioria das pessoas pesquisadas que não tinham seus banheiros adequados tinham poucos problemas de saúde, não haviam sido hospitalizadas recentemente e não tinham histórico de fratura e cirurgia de joelho e quadril. Isso pode significar que a percepção de necessidade e implementação de adequações no banheiro para pessoas mais frágeis está fazendo com que idosos menos frágeis, mas que se beneficiariam dessas melhorias nos seus banheiros, não adequem seus banheiros e não tenham suas reais necessidades atendidas.
E tudo isso nos EUA, um país onde o conceito de envelhecer em casa é muito mais difundido que no Brasil. Só podemos imaginar que aqui os resultados seriam ainda mais discrepantes.
Ao contrário da maioria dos problemas que vêm com a idade, essa é uma questão técnica que é de fácil solução. O investimento não é tão grande e vale muito para ter tranquilidade no banheiro. E, depois de instaladas, a maioria das pessoas se surpreende com seus benefícios. Como disse, uma cliente nossa (idosa jovem e ativa): “Nem me lembro mais como era tomar banho sem a barra de apoio. Não fico mais sem! ”.
E aí, vamos deixar seu banheiro adequado?
Julia Trevisan
Msc em Engenharia
Referências Bilbiográficas:
LAM, K.; SHI, Y.; BOSCARDIN, J.; COVINSKY, K.E. Unmet Need for Equipment to Help With Bathing and Toileting Among Older US Adults. JAMA Intern Med, v. 181(5), p. 662–670, 2021
コメント