Esse ano, não pudemos deixar de conferir a Feicon, feira voltada para a área da construção civil e arquitetura, que aconteceu presencialmente nos dias 29 de março a 01 de abril de 2022 em São Paulo! Como sempre, ficamos atentos às inovações que poderíamos incorporar em nossos projetos de adequação residencial voltado ao público idoso e vimos muita coisa boa! Nesse post, vamos passar para vocês um pouco dos produtos que conferimos!
Janelas e Portas Antirruído
O primeiro produto que vamos mostrar não é bem uma novidade, mas temos que falar dele pela sua importância: conforto acústico! Janelas e portas antirruído podem proporcionar um ambiente muito mais aconchegante e confortável, principalmente para pessoas portadoras de demência, como a doença de Alzheimer. Como já falamos nesse post, pessoas portadoras da doença de Alzheimer têm uma grande dificuldade em diferenciar ruído de sons importantes, por isso, qualquer barulho externo pode causar agitação e ansiedade. Assim, a instalação de janelas antirruído podem ser um alívio para paciente, família e cuidadores.
Caso não seja possível a troca da janela, há também a opção de instalar janelas antirruído de sobrepor, e ficam apenas 7 cm para fora da parede, sem atrapalhar muito o fluxo do ambiente e sem necessidade de grandes reformas.
Sabemos que, infelizmente, essa opção, apesar de excelente, ainda é cara e pode custar alguns milhares de reais. Mas para quem tem condição financeira para essa implementação, ela com certeza vale a pena.
Adesivos para pisos e paredes
Também pensando em melhorar o ambiente da pessoa portadora de demências, adesivos de paredes são produtos muito interessantes! A adesivagem da porta que dá acesso à rua e suas paredes adjacentes podem camuflar a rota de fuga e não instigar a pessoa a sair para a rua. Também discutimos a importância dessa camuflagem nesse post. Afinal, o que “os olhos não veem, o coração não sente”.
Para aplicação em piso, os adesivos apresentam características antiderrapantes e são resistentes à água, mas não são indicados para banheiros e cozinhas. Os adesivos podem ser uma boa opção caso o idoso tenha um piso muito escorregadio na sala ou quarto, mas não possa fazer uma troca do piso, por questões de custo ou impossibilidade de ter uma reforma dentro de casa (por exemplo, se o idoso esteja acamado ou fazendo uso de sonda). Mas é muito importante lembrar que a durabilidade não é muito alta (máximo de 2 anos), então recomendamos a sua aplicação em situações realmente especiais.
Itens de acessibilidade
Ficamos muito felizes em encontrar um fornecedor exclusivo de itens de acessibilidade, como barras de apoio e assento para box. A novidade que ele trouxe para a feira foi uma cadeira elevatória para piscina com acionamento autônomo (sem necessidade de outra pessoa para ajudar a operar o equipamento) movido a energia solar!
Também vimos fornecedores de metais de banheiro e fechadura lançando as suas linhas de acessibilidade. Mas ficamos muito tristes em ver que todos eles lançaram produtos fora dos padrões da norma de acessibilidade (NBR9050), o que pode trazer riscos ao seu usuário (idosos e seus cuidadores).
Um exemplo é esse assento de box, com quinas vivas e fechamento com altíssimo risco de prender a mão. Uma pena… mas isso só aumenta o alerta para a necessidade de contratar profissionais qualificados (como nós da LAR.i) para indicar os melhores produtos a serem instalados na sua casa. Afinal, esses produtos devem ser usados para nos dar segurança e não nos trazer maiores riscos de acidente.
Automação residencial
O último item que queremos destacar para ser utilizado na residência do idoso é o da automação residencial. Vimos muitos fornecedores novos e uma startup com produção nacional de equipamentos de automação!
Ficamos muito satisfeitos em ver um aumento da oferta de produtos de qualidade! Lembrando que automação residencial não é um modismo, ela pode ser um aliado importantíssimo para a manutenção da independência do idoso em casa!
Sempre trazemos o que há de mais novo no mercado para os nossos clientes. Mesmo produtos que não se qualificam como acessíveis ou voltados ao público idoso, nós enxergamos as possibilidades de aplicação dentro das residências de pessoas maduras a fim de trazer maior conforto e segurança para a sua rotina. Queremos saber, quais produtos você colocaria na sua casa?
Julia Trevisan
Msc em Engenharia
Comments