Queda de idosos não é um tema tranquilo. Como já falamos diversas vezes em nossos posts do blog, de acordo com dados da OMS (2014) aproximadamente 30% de pessoas com mais de 65 anos sofre algum episódio de queda a cada ano. E esses números sobem para 32% a 42% para pessoas com mais de 75 anos.
A quebra de fêmur é uma das principais consequências de quedas de idosos, que pode causar perda de independência e funcionalidade no idoso, sobrecarregando os familiares, que acabam virando cuidadores. De acordo com pesquisas sobre o tema, de 2015 a 2020, 328 mil idosos sofreram fratura de fêmur no Brasil e foram atendidos pelo SUS, com tempo médio de internação de 7 a 9 dias. Desses, 16 mil infelizmente vieram a óbito.
Mas como prevenir quedas? Um fator determinante na prevenção de quedas é a promoção de um envelhecimento ativo, com foco na qualidade de vida, otimizando a saúde física e mental. Atividade física, boa alimentação, acompanhamento com médico geriatra, bons relacionamentos sociais, dentre outros fatores têm um impacto significativo na redução do risco de quedas. Porém, o envelhecimento ativo sozinho pode não ser suficiente. A adequação da casa onde reside a pessoa idosa também é muito importante. De acordo com a OMS (2014), um ambiente adequado às necessidades do idoso reduz em até 30% o risco de quedas em casa.
Nesse post falaremos sobre como deixar o ambiente doméstico mais seguro ao idoso. E, lembre-se, conte com a LAR.i para ajudá-lo nesse processo. Com um olhar individualizado e especializado, ajustamos todos os detalhes para trazer mais segurança e independência ao idoso, sem descaracterizar a sua casa.
Organização do Ambiente
A primeira coisa que precisa ser feita para evitar quedas de idosos e, consequentemente a quebra de fêmur, é organizar o ambiente onde vive o idoso. Organizar o espaço, deixando as passagens livres, sem fios ou tapetes soltos e tirando objetos desnecessários do ambiente já pode reduzir o risco de queda, além de ajudar na redução da ansiedade.
Aproveite esse momento de organização para consertar o que pode estar quebrado, doar o que não se usa mais ou mesmo jogar fora o que não pode ser reaproveitado. Uma casa com a manutenção em dia também reduz bastante riscos, não apenas de queda, mas de choque e incêndio.
Tapetes
Tapetes soltos são um perigo para todos. Tapetinho de toalha no banheiro, então? Deveriam ser extintos! Só servem para enxugar o piso, quando necessário.
Mas será que preciso mesmo remover todos os tapetes da minha casa? Depende. Se o idoso já apresentar uma marcha comprometida, arrastando os pés ao caminhar ou se já usa bengalas ou andador, então talvez seja uma boa sim remover todos os tapetes da casa. Agora, se o idoso tem uma marcha saudável e um bom equilíbrio, existem maneiras de contornar a situação e evitar a remoção de todos os tapetes da casa. Afinal, eles trazem conforto térmico e acústico ao ambiente. Para saber mais sobre o assunto, temos esse post do nosso blog que está imperdível!
Barras de apoio
As barras de apoio são indispensáveis para o banheiro de qualquer pessoa, não apenas do idoso. Elas servem como ponto de apoio seguro e confiável para idosos com alguma perda de mobilidade, mas elas também são super importantes no caso de escorregadas ou perda de equilíbrio, por isso todos deveriam ter barras de apoio em seus banheiros.
Por serem um item de segurança tão importante, nada de improvisar no tipo de barra! Sempre compre aquelas que estejam dentro da norma NBR9050. Instale barras de apoio no box, próximo à bacia sanitária e na pia. Se quiser saber mais sobre o assunto, temos um post nesse blog falando com mais detalhes das barras de apoio, que pode ser conferido aqui.
E não se esqueça de conferir o nosso produto Kit Barras Personalizado!
Piso antiderrapante
O tipo de piso também é fundamental para evitar escorregar em ambientes molhados. Então a escolha de um piso antiderrapante para o banheiro e a cozinha é uma prioridade para reduzir o risco de queda do idoso. Para pisos cerâmicos, como porcelanato, escolher aquele com fator de atrito maior que 0,4.
Mas se você não pretende trocar o piso da casa do idoso, que tal instalar fitas antiderrapantes específicas para área molhada? Nós vendemos aqui no site! E também fizemos um vídeo explicando direitinho como fazer isso no vídeo abaixo.
Iluminação automática
A iluminação do ambiente onde mora o idoso é tão importante na redução de quedas quanto pisos antiderrapantes e barras de apoio. Mas, além de um ambiente bem iluminado, temos que garantir que a pessoa não irá tropeçar no caminho para o banheiro à noite.
Uma iluminação automática com sensor de luminosidade e de presença irá garantir o escurinho para que o idoso possa dormir bem, mas também iluminará seu caminho no momento em que ele se levantar, seja para ir fazer xixi ou fazer um lanchinho de madrugada.
Se tiverem interesse, vendemos essas luzinhas de tomada aqui!
Viu só como mudanças simples em casa podem ajudar na prevenção de quedas e, assim, na prevenção de quebra de fêmur do idoso? Não se esqueça de entrar em contato conosco da LAR.i para ajudarmos nesse processo! Somo especializados em deixar o ambiente seguro e confortável para o idoso
Julia Trevisan
Msc em Engenharia
Foto: Drazen Zigic no Freepik
Ref. Bibliográficas:
OMS. Global Report on Falls Prevention in Older Age. Geneva: Age-Friendly World | WHO, 2014. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789241563536 Acesso em: 03 jun. 2022
SILVA, J.C.A.; RIBEIRO, M.D.A.; SILVA, L.N.; PINHEIRO, H.A.; BEZERRA, L.M.A.; OLIVEIRA S.B. Fraturas de fêmur em idosos nas diferentes regiões do Brasil de 2015 a 2020: análise dos custos, tempo de internação e total de óbitos. Rev Pesqui Fisioter, v. 11(4), p. 798-806, 2021
Comentarios